Gestão de Pagamentos Agendados
A área de gestão de pagamentos se adapta às necessidades do contratante torna o White Label ainda mais especial.
Neste contexto, a empresa contratante poderá fornecer a área em que o seu cliente poderá consultar os pagamentos que realizou, dentre os tipos instantâneo ou agendamento único e recorrente.
Para visualizar os pagamentos realizados através do Open Finance, o usuário pode acessar a opção Meus pagamentos para fazer a consulta do histórico e dos dados relacionados às transações.
Ao acessar a área para consultar os pagamentos, o usuário tem acesso à listagem das transações e, também aos filtros, para facilitar as consultas.
A pesquisa pode ser feita por período: últimos 7, 15 ou 30 dias ou outra data que o usuário deseja consultar (ao informar datas inicial e final).
Na listagem abaixo dos filtros, cada transação estará disposta de forma resumida, apresentando os principais dados:
- Valor da transação
- Instituição Financeira de débito
- Tipo de pagamento: pagamento instantâneo, agendamento único ou agendamento recorrente.
- Status do pagamento:
- Ativo: agendamento cujos pagamentos ainda estão acontecendo
- Cancelado: agendamento interrompido, que pode ser pela ação voluntária do cliente, por problemas com a detentora ou por eventual problema técnico
- Pendente: pagamento pendente de aprovação, seja por parte da detentora (análise da transação) ou por depender da aprovação de mais pessoas (múltipla alçada)
- Finalizado: recorrência agendada realizou todos os pagamentos. Neste caso, a transação fica disponível apenas para consulta, inclusive com o histórico de pagamentos efetivados (no caso de agendamentos)
- Data e hora da autorização
- Acesso a mais detalhes da transação
Ao clicar na transação desejada, o usuário poderá consultar todos os Detalhes do pagamento.
Detalhes Pagamento Agendado
Aba Detalhes
Esta aba exibe o detalhamento do agendamento realizado pelo cliente.
- Status do pagamento
- Valor do pagamento
- Forma de pagamento: Pix via Open Finance
- Tipo de pagamento: pagamento agendamento único ou agendamento recorrente
- Recorrência do pagamento (no caso de agendamentos)
- Data de agendamento: dia programado para o agendamento único ou primeiro e último dias do pagamento para agendamento recorrente
- Finalidade do pagamento (descrição)
- Destino do pagamento: dados do beneficiário / recebedor da transação financeira
- Iniciador do pagamento: dados da instituição iniciadora da solicitação do pagamento
- Origem do pagamento: dados do usuário informados por ele para efetivar os pagamentos
- Id da autorização: identificador da autorização do usuário
Aba Histórico:
Esta aba disponibiliza as movimentações que ocorreram, inclusive se houveram ou não falhas e eventual cancelamento de agendamentos. Exibe também a data de efetivação, o status e o valor do pagamento.
Caso um agendamento apresente o status de falha, um problema pode ter ocorrido no processo, seja por um problema técnico ou por saldo insuficiente na conta de débito do usuário.
No entanto, conforme regras do arranjo de pagamento via Pix, o usuário poderá ser notificado com antecedência sobre um agendamento, que ocorrerá desde que haja saldo em conta (isto é uma recomendação). Se não houver saldo no dia do pagamento agendado, o pagamento não ocorrerá de forma automática e o usuário será avisado também da falha.
Outros casos que podem constar no histórico:
- Cancelamento do pagamento por parte do usuário ou outro problema (que é informado ao usuário) + data do cancelamento.
- Status de pendência de aprovação de um agendamento, como nos casos de aprovação em múltipla alçada ou análise da detentora.
- Status de falha (cancelamento), em caso de pagamento que não ocorreu por problemas de saldo insuficiente ou de eventual problema de comunicação no sistema.
Os itens são ordenados da movimentação mais recente para as mais antigas.
Aba Agendados:
Esta aba exibe os pagamentos que ainda ocorrerão nas datas agendadas pelo usuário.
Conforme os pagamentos acontecem, estes saem desta lista e passam a compor a aba Histórico. Neste caso, os itens são ordenados do pagamento agendado mais próximo para os mais distantes.
Cancelamento de um pagamento
Quando um pagamento com agendamento apresenta o status Ativo, o botão para fazer o cancelamento dos pagamentos ficará disponível na aba Agendados. Para o cancelamento, o cliente poderá fazê-lo até 23:59 do dia anterior à data programada do próximo pagamento.
Para esta ação, o usuário deverá indicar na caixa de seleção as opções desejadas: um ou mais pagamentos específicos ou, se quiser cancelar todos os agendamentos,, poderá marcar a opção Selecionar todos disponível acima das datas dos agendamentos.
Ao optar por cancelar, o cliente será avisado de que a ação não poderá ser desfeita e que a autorização do mesmo agendamento deverá ser refeita caso queira retomar os pagamentos.
Já para o caso de pagamentos com o status Pendente, antes de cancelar, o cliente é informado que a autorização pode ser confirmada a qualquer momento, tanto pela detentora quanto pelas outras partes envolvidas em um pagamento de múltipla alçada.
Pendência de um pagamento
Há duas situações que podem definir o status de pendência de um pagamento:
- Análise de transação pela detentora: acontece quando a detentora solicita um tempo adicional para análise antes de concluir a transação. Contudo, este prazo dificilmente será longo e o cliente poderá ter a aprovação alguns minutos depois.
- Autorização de pagamentos com mais de um titular (múltipla alçada): neste caso, podem haver mais pessoas envolvidas na aprovação de um pagamento ou agendamento, como é o caso de contas com mais de um titular cadastrado. O cliente terá que aguardar até que todas as partes aprovem o pagamento.
Alteração de um agendamento de pagamento
Apenas os pagamentos de tipo agendamento, com status Ativo ou Pendente, têm a opção de alteração dos dados. Os pagamentos Finalizados ou Cancelados estarão disponíveis apenas para consulta e não podem ser alterados.
Entretanto, para realizar a alteração, o usuário é avisado que o agendamento atual será encerrado para que um novo seja criado em seguida. Tecnicamente, não é possível realizar a alteração do agendamento, portanto, para facilitar ao usuário, os mesmos dados da autorização cancelada serão previamente preenchidos na nova solicitação.
Dessa forma, o usuário precisará alterar somente o que desejar, dentre os dados já informados diretamente por ele no agendamento anterior:
- Valor do pagamento;
- Instituição financeira;
- Data do pagamento (agendamento único) ou data do primeiro pagamento e demais recorrências (agendamento recorrente);
- Descrição do pagamento.
Com os dados confirmados, o usuário será redirecionado para a confirmação no ambiente da detentora de contas informada.
Updated 2 days ago