Gestão de Pagamentos Instantâneos

A área de gestão de pagamentos se adapta às necessidades do contratante torna o White Label ainda mais especial.

Neste contexto, a empresa contratante poderá fornecer a área em que o seu cliente poderá consultar os pagamentos que realizou, dentre os tipos instantâneo ou agendamento único e recorrente.

Para visualizar os pagamentos realizados através do Open Finance, o usuário pode acessar a opção Meus pagamentos para fazer a consulta do histórico e dos dados relacionados às transações.

Área Open Finance: acesso aos Meus pagamentos

Ao acessar a área para consultar os pagamentos, o usuário tem acesso à listagem das transações e, também aos filtros, para facilitar as consultas.

A pesquisa pode ser feita por período: últimos 7, 15 ou 30 dias ou outra data que o usuário deseja consultar (ao informar datas inicial e final).


Na listagem abaixo dos filtros, cada transação estará disposta de forma resumida, apresentando os principais dados:

  • Valor da transação
  • Instituição Financeira de débito
  • Tipo de pagamento: pagamento instantâneo
  • Status do pagamento:
    • Finalizado: pagamento finalizado
    • Cancelado: pagamento interrompido, que pode ser pela ação voluntária do cliente, por problemas com a detentora ou por eventual problema técnico
    • Pendente: pagamento pendente de aprovação, seja por parte da detentora (análise da transação) ou por depender da aprovação de mais pessoas (múltipla alçada)
  • Data e hora da autorização
  • Acesso a mais detalhes da transação
Listagem de pagamentos feitos pelos clientes

Ao clicar na transação desejada, o usuário poderá consultar todos os Detalhes do pagamento.


Detalhes Pagamento

Ao acessar, os principais dados da transação estão disponíveis para consulta

Aba Detalhes

Esta aba exibe o detalhamento do agendamento realizado pelo cliente.

  • Status do pagamento
  • Valor do pagamento
  • Forma de pagamento: Pix via Open Finance
  • Tipo de pagamento: pagamento único
  • Finalidade do pagamento (descrição)
  • Destino do pagamento: dados do beneficiário / recebedor da transação financeira
  • Iniciador do pagamento: dados da instituição iniciadora da solicitação do pagamento, data e hora do pagamento
  • Origem do pagamento: dados do usuário informados por ele para efetivar os pagamentos
  • Id da autorização: identificador da autorização do usuário

Pendência de um pagamento

Há duas situações que podem definir o status de pendência de um pagamento:

  1. Análise de transação pela detentora: acontece quando a detentora solicita um tempo adicional para análise antes de concluir a transação. Contudo, este prazo dificilmente será longo e o cliente poderá ter a aprovação alguns minutos depois.
  2. Autorização de pagamentos com mais de um titular (múltipla alçada): neste caso, podem haver mais pessoas envolvidas na aprovação de um pagamento ou agendamento, como é o caso de contas com mais de um titular cadastrado. O cliente terá que aguardar até que todas as partes aprovem o pagamento.

Quando um pagamento apresenta o status Pendente, ao cancelar, o cliente é informado que a autorização pode ser confirmada a qualquer momento, tanto pela detentora quanto pelas outras partes envolvidas em um pagamento de múltipla alçada.

Antes de seguir com o cancelamento, o usuário será questionado da decisão