Gestão de pagamentos white label

A área de gestão de pagamentos se adapta às necessidades do contratante torna o White Label ainda mais especial.

Neste contexto, a empresa contratante poderá fornecer a área em que o seu cliente poderá consultar os pagamentos que realizou, dentre os tipos instantâneo ou agendamento único e recorrente.

Para consultar os pagamentos, o cliente poderá acessar a área Open Finance no ambiente da empresa contratante, que disponibilizará o acesso aos "Meus pagamentos":

Área Open Finance: acesso aos Meus pagamentos

Área Open Finance: acesso aos Meus pagamentos


Dentro da área Meus pagamentos, o cliente pode visualizar todos os pagamentos feitos a partir das facilidades do Open Finance e consultar o histórico e os dados relacionados às transações.

Listagem de pagamentos feitos pelos clientes

Listagem de pagamentos feitos pelos clientes

Para facilitar as consultas dos pagamentos, o cliente conta também com filtros para facilitar as buscas por período, localizados acima da listagem dos pagamentos:

Na listagem de pagamentos, cada transação estará disposta em cards que apresentam, de forma resumida, os principais dados

  • Valor da transação.
  • Instituição Financeira de débito.
  • Tipo de pagamento: pagamento instantâneo, agendamento único ou agendamento recorrente.
  • Status do pagamento: Ativo, Finalizado, Cancelado ou Pendente.
  • Data e hora da transação.
  • Acesso a mais detalhes da transação.

Ao acessar, os principais dados da transação estão disponíveis para consulta

Detalhes dos dados de uma transação

Ao acessar os detalhes de uma transação, o cliente visualizará:

  • Abas para o tipo de consulta: Detalhes (dados do pagamento), Histórico (pagamentos efetivados) e Agendados (pagamentos programados).
  • Status do pagamento: Ativo, Cancelado, Pendente ou Finalizado.
  • Valor e forma de pagamento.
  • Tipo de pagamento: pagamento instantâneo, agendamento único ou agendamento recorrente.
  • Recorrência do pagamento (no caso de agendamentos).
  • Data do pagamento (para instantâneos) ou datas de agendamento: dia programado para o pagamento (agendamento único), primeiro e último dias do pagamento (agendamento recorrente).
  • Dados sobre:
    • Destino do pagamento (Recebedor).
    • Iniciador do pagamento.
    • Origem do pagamento (dados bancários do cliente).
  • Id da autorização.

Status de agendamentos de pagamentos

Todos os pagamentos apresentam o status em que se encontram no momento da consulta, que podem ser:

  • Ativo: indica um agendamento cujos pagamentos ainda estão acontecendo.
  • Cancelado: indica um pagamento ou agendamento interrompido, que pode ser pela ação voluntária do cliente, por problemas com a detentora ou por eventual problema técnico.
  • Pendente: indica um pagamento pendente de aprovação, seja por parte da detentora (análise da transação), seja por depender da aprovação de mais pessoas (múltipla alçada).
  • Finalizado: indica que um pagamento foi efetivado ou que a recorrência agendada realizou todos os pagamentos. Neste caso, a transação fica disponível apenas para consulta, inclusive com o histórico de pagamentos efetivados (no caso de agendamentos).

Cancelamento de um pagamento

Quando um pagamento com agendamento apresenta o status Ativo, o botão para fazer o cancelamento dos pagamentos ficará disponível na aba Agendados. Para o cancelamento, o cliente poderá fazê-lo até 23:59 do dia anterior à data programada do próximo pagamento.

Além disso, o cliente poderá indicar pagamentos específicos ou todos ao mesmo tempo para fazer o cancelamento, através de caixas de seleção disponíveis para esta finalidade:

Ao optar por cancelar, o cliente será avisado de que a ação não poderá ser desfeita e que a autorização do mesmo agendamento deverá ser refeita caso queira retomar os pagamentos.

Já para o caso de pagamentos com o status Pendente, antes de cancelar, o cliente é informado que a autorização pode ser confirmada a qualquer momento, tanto pela detentora quanto pelas outras partes envolvidas em um pagamento de múltipla alçada.


Pendência de um pagamento

Há duas situações que podem definir o status de pendência de um pagamento:

  1. Análise de transação pela detentora: acontece quando a detentora solicita um tempo adicional para análise antes de concluir a transação. Contudo, este prazo dificilmente será longo e o cliente poderá ter a aprovação alguns minutos depois.
  2. Autorização de pagamentos com mais de um titular (múltipla alçada): neste caso, podem haver mais pessoas envolvidas na aprovação de um pagamento ou agendamento, como é o caso de contas com mais de um titular cadastrado. O cliente terá que aguardar até que todas as partes aprovem o pagamento.