Iniciação de Pagamento sem Redirecionamento

A Jornada Sem Redirecionamento (JSR) é aquela em que o cliente inicia e conclui a solicitação de transação de pagamento sem sair do ambiente da ITP, ou seja, sem ser redirecionado ao ambiente da detentora de conta.

O processo para habilitar essa jornada é constituído de duas etapas:

1. Vínculo de conta: Cliente cria vínculo entre ITP e detentora de conta para ser utilizado na jornada de pagamento sem redirecionamento.
2. Pagamento: Cliente solicita a iniciação de pagamento, onde é autenticado no próprio ITP e, não é redirecionado ao ambiente da detentora de conta, realiza toda a transação no ambiente do ITP.



1. Vínculo de Conta

Para iniciar uma jornada sem redirecionamento, o cliente precisa ter realizado um vínculo com pelo menos uma conta.
Através da área de gestão Open Finance, o cliente acessa o menu Minhas contas salvas, onde autoriza novos vínculos de contas e/ou faz a gestão de contas vinculadas.



Aqui são exibidos todos os vínculos com detentoras de conta realizados pelo cliente e onde são iniciadas novas autorizações para vinculação de contas.

Para o cliente criar um vínculo de conta, basta clicar no botão Autorizar e salvar uma nova conta.


Na sequência, o cliente deverá apenas informar a Instituição com a qual deseja autorizar o vínculo de conta. Assim que o fizer, seguirá automaticamente para a próxima etapa.



Esta é a etapa de checagem dos dados da conta a ser salva, antes de seguir para a detentora de conta informada.
Caso a troca da instituição seja necessária, bastará utilizar o botão em forma de ícone “seta para esquerda”, localizado na parte superior esquerda da tela.

Por fim, após conferir os dados, basta clicar no botão Continuar para a confirmação para prosseguir com a jornada.


O redirecionamento será automático para o ambiente da instituição detentora de conta, onde comunicamos a criação do vínculo de dispositivo (enrollment) e enviamos os parâmetros de sinais de riscos. No ambiente da detentora de contas, o cliente passa pelas etapas de Autenticação e Confirmação do Pagamento.



Autenticação e confirmação do vínculo

O formato de Autenticação é definido pela própria Instituição Detentora de contas, respeitando os seus modelos de segurança, a exemplo de login e senha, reconhecimento biométrico ou reconhecimento facial.

O mesmo ocorre com o formato de Confirmação da operação, que segue os padrões estabelecidos pela Instituição Financeira escolhida, em alinhamento com os requisitos de etapas e ações definidos pelo ecossistema Open Finance.



Redirecionamento e efetivação da jornada

Após a confirmação do pagamento no ambiente da detentora de contas, o cliente é novamente redirecionado para o ambiente da empresa contratante do Open Keys, onde é necessário confirmar sua identidade através de um gesto (biometria, FaceID, PIN, etc).


Após a confirmação da identidade do cliente, o Open Keys processa as informações da operação e o cliente, então, visualiza a confirmação do vínculo de conta.

Nesta tela, ele terá as opções de ser redirecionado para o endereço de callback informado na jornada ou Ir para a área de gestão, onde será redirecionado para a área de gestão das contas salvas.




2. Pagamento

Quando a jornada White Label é chamada, a empresa contratante passará os parâmetros já informados pelo cliente como o valor da transação e o CPF/CNPJ.

Na sequência, o cliente deverá apenas informar a Instituição com a qual deseja efetuar o pagamento e pode escolher entre duas formas de seguir a jornada, com ou sem redirecionamento:

  • Usar uma conta já vinculada anteriormente e autorizada a seguir com o pagamento sem redirecionamento (permitido para pagamentos até R$500,00);
  • Selecionar uma outra instituição e seguir com o pagamento com redirecionamento para autorização do detentor de contas.

Caso o pagamento ultrapasse o valor de R$500,00 e o cliente selecione alguma das contas vinculadas, o mesmo será informado sobre o limite Pix permitido para transações sem redirecionamento e orientado a realizar o pagamento através do redirecionamento para a detentora de contas.


Caso o pagamento seja de até R$500,00, o cliente vai para a etapa de checagem dos dados de pagamento, antes de seguir para a autenticação FIDO.

Por fim, após conferir os dados, basta clicar no botão Autorizar pagamento para prosseguir com a jornada.




Autenticação

O Open Keys solicita a confirmação da identidade do cliente através de um gesto (biometria, FaceID, PIN, etc).




Efetivação da jornada

Após a confirmação da identidade do cliente, o Open Keys processa as informações da operação e o cliente, então, visualiza a confirmação do pagamento.
Nesta tela, ele terá as opções de Baixar comprovante de pagamento ou continuar, onde será redirecionado para o endereço de callback informado no início da jornada.