Demo da gestão de pagamentos

Ambiente de demonstração da área de gestão de pagamentos.

Gestão de pagamentos

Meus pagamentos: acompanhamento de todos os tipos de pagamentos

Meus pagamentos: acompanhamento de todos os tipos de pagamentos


Para visualizar os pagamentos realizados através do Open Finance, o usuário pode acessar a opção Meus pagamentos para fazer a consulta do histórico e dos dados relacionados às transações.

Listagem de pagamentos feitos pelo usuário

Listagem de pagamentos feitos pelo usuário


Ao acessar a área para consultar os pagamentos, o usuário tem acesso à listagem destas autorizações e também aos filtros para facilitar as consultas.

A pesquisa pode ser feita por período: últimos 7, 15 ou 30 dias ou outra data que o usuário deseja consultar (ao informar datas inicial e final).


Na listagem abaixo dos filtros, cada transação estará disposta em cards que apresentam, de forma resumida, os principais dados:

  • Valor da transação.
  • Instituição Financeira de débito.
  • Tipo de pagamento: pagamento instantâneo, agendamento único ou agendamento recorrente.
  • Status do pagamento: Ativo, Finalizado, Cancelado ou Pendente.
  • Data e hora da transação.
  • Acesso a mais detalhes da transação.

Ao clicar no card desejado, o usuário poderá consultar todos os Detalhes do pagamento:

Ao acessar, os principais dados da transação estão disponíveis para consulta

Ao acessar, os principais dados da transação estão disponíveis para consulta

  • Abas para o tipo de consulta: Detalhes (dados do pagamento), Histórico (pagamentos efetivados) e Agendados (pagamentos que ainda irão acontecer).
  • Status do pagamento: Ativo, Cancelado, Pendente ou Finalizado.
  • Valor e forma de pagamento.
  • Tipo de pagamento: pagamento instantâneo, agendamento único ou agendamento recorrente.
  • Recorrência do pagamento (no caso de agendamentos).
  • Data do pagamento (para instantâneos) ou datas de agendamento: dia programado para o pagamento (agendamento único), primeiro e último dias do pagamento (agendamento recorrente).
  • Dados sobre:
    • Destino do pagamento (Recebedor).
    • Iniciador do pagamento.
    • Origem do pagamento (dados bancários do usuário).
  • Id da autorização.

Abas de consulta dos detalhes do pagamento

Abas para visualizar Detalhes, Histórico e Agendados (pagamentos futuros)

Abas para visualizar Detalhes, Histórico e Agendados (pagamentos futuros)


1. Detalhes

Disponível para: pagamentos instantâneos e agendamentos.

Esta aba exibe todos os dados do usuário necessários para as transações, tanto pagamentos instantâneos quanto com agendamento. Estarão disponíveis para consulta:

  • Dados do pagamento: valor, forma de pagamento, tipo de recorrência, recorrência (para agendamentos), datas (de efetivação de pagamentos instantâneos, agendamento único ou início e final de recorrência) e finalidade do pagamento (descrição).
  • Destino do pagamento: dados do beneficiário / recebedor da transação financeira.
  • Iniciador do pagamento: dados da instituição iniciadora da solicitação do pagamento.
  • Origem do pagamento: dados do usuário informados por ele para efetivar os pagamentos.
  • Id da autorização: identificador da autorização do usuário.

2. Histórico

Disponível para: agendamentos.

Esta aba disponibiliza as movimentações que ocorreram, inclusive se houveram ou não falhas e eventual cancelamento de agendamentos. Exibe também a data de efetivação, o status e o valor do pagamento.

Caso um agendamento apresente o status de falha, um problema pode ter ocorrido no processo, seja por um problema técnico ou por saldo insuficiente na conta de débito do usuário.

No entanto, conforme regras do arranjo de pagamento via Pix, o usuário poderá ser notificado com antecedência sobre um agendamento, que ocorrerá desde que haja saldo em conta (isto é uma recomendação). Se não houver saldo no dia do pagamento agendado, o pagamento não ocorrerá de forma automática e o usuário será avisado também da falha.

Outros casos que podem constar no histórico:

  • Cancelamento do pagamento por parte do usuário ou outro problema (que é informado ao usuário) + data do cancelamento.
  • Status de pendência de aprovação de um agendamento, como nos casos de aprovação em múltipla alçada ou análise da detentora.
  • Status de falha (cancelamento), em caso de pagamento que não ocorreu por problemas de saldo insuficiente ou de eventual problema de comunicação no sistema.

Os itens são ordenados da movimentação mais recente para as mais antigas.


3. Agendados

Disponível para: agendamentos.

Esta aba exibe os pagamentos que ainda ocorrerão nas datas agendadas pelo usuário. Conforme os pagamentos acontecem, estes saem desta lista e passam a compor a aba Histórico.

Neste caso, os itens são ordenados do pagamento agendado mais próximo para os mais distantes.

Também nesta aba, o usuário poderá cancelar os pagamentos agendados. Para esta ação, o usuário deverá indicar na caixa de seleção as opções desejadas: um ou mais pagamentos específicos ou, se quiser cancelar todo o arranjo, poderá marcar a opção "Selecionar todos" disponível acima das datas dos agendamentos.


Status de agendamentos de pagamentos

  • Ativo: indica um agendamento cujos pagamentos ainda estão acontecendo.
  • Cancelado: indica um pagamento ou agendamento interrompido, que pode ser pela ação voluntária do usuário, por problemas com a detentora ou por eventual problema técnico.
  • Pendente: indica um pagamento pendente de aprovação, seja por parte da detentora (análise da transação), seja por depender da aprovação de mais pessoas (múltipla alçada).
  • Finalizado: indica que um pagamento foi efetivado ou que a recorrência agendada realizou todos os pagamentos. Neste caso, a transação fica disponível apenas para consulta, inclusive com o histórico de pagamentos efetivados (no caso de agendamentos).

Cancelamento de um pagamento

Quando um pagamento com agendamento apresenta o status Ativo, o botão para fazer o cancelamento dos pagamentos ficará disponível na aba Agendados. A ação para fazer o cancelamento poderá ser realizada até 23:59 do dia anterior à data programada para o mais próximo pagamento.

O usuário poderá indicar pagamentos específicos ou todo o arranjo para fazer o cancelamento, através de caixas de seleção disponíveis para esta finalidade:

Ao optar por cancelar, o usuário será avisado que a ação não poderá ser desfeita e que a autorização de um agendamento, se for o caso, deverá ser refeita caso queira continuar os pagamentos após esta ação.

Antes de seguir com o cancelamento, o usuário será questionado da decisão

Antes de seguir com o cancelamento, o usuário será questionado da decisão


Já para o caso de pagamentos com o status Pendente, antes de cancelar, o usuário é informado que a autorização pode ser confirmada a qualquer momento, tanto pela detentora quanto pelas partes envolvidas em um pagamento de múltipla alçada.


Pendência de um agendamento

Há duas situações que podem levar ao status de pendência no pagamento:

  1. Análise de transação pela detentora: neste caso, a detentora poderá solicitar um tempo adicional para concluir a solicitação de autorização pagamento ou agendamento. Contudo, este prazo para análise dificilmente será prolongado e o usuário poderá ter a autorização aprovada alguns minutos depois.
  2. Autorização de pagamentos em múltipla alçada: neste caso, podem haver mais de uma parte envolvida na aprovação do pagamento ou agendamento, como é o caso de contas com mais de um titular cadastrado. O usuário terá que aguardar até que todas as partes aprovem o pagamento.

Alteração de um agendamento de pagamento

Apenas os pagamentos de tipo agendamento, com status Ativo ou Pendente, têm a opção de alteração dos dados. Os pagamentos Finalizados ou Cancelados estarão disponíveis apenas para consulta e não podem ser alterados.

Entretanto, para realizar a alteração, o usuário é avisado que o agendamento atual será encerrado para que um novo seja criado em seguida. Tecnicamente, não é possível realizar a alteração do agendamento, portanto, para facilitar ao usuário, os mesmos dados da autorização cancelada serão previamente preenchidos na nova solicitação.

Dessa forma, o usuário precisará alterar somente o que desejar, dentre os dados já informados diretamente por ele no agendamento anterior:

  • valor dos pagamentos;
  • instituição financeira;
  • data do pagamento (agendamento único) ou data do primeiro pagamento e demais recorrências (agendamento recorrente);
  • descrição do pagamento.

Com os dados confirmados, o usuário será redirecionado para a confirmação no ambiente da detentora de contas informada.